continuação (41 -....)

 

 

40-  BPI D.  4-6   F7 Patricius  Paq. Cidade 26 Março 11

AS, HV, ZM, JN, TZ, PV, NM, NP, MM, Telmo(3), auto(1)

Apesar da chuvada e da derrota foi um tempo bem passado, este do nosso primeiro jogo no Patricius. O adversário era poderoso, o bi-campeão BPI, mas não nos amedrontamos e jogando em contra-ataque puro chegamos mesmo aos 2-0, provocando algum escândalo. Mas as dificuldades de adaptação ao fut.7 e às ...regras de substituições deste torneio (apenas 6 permitidas durante o jogo) tiveram efeito nefasto na equipa, que permitiu o empate antes do intervalo, e a reviravolta até ao 2-4 no início da segunda etapa. Isto sob chuva torrencial que não dava tréguas. Mas como o Portus tem por característica nunca baixar os braços, fomos à luta e fizemos tremer de novo o adversário, que só marcou o sexto golo nos descontos. E até tivemos várias oportunidades para empatar a 5 golos.

 

39-  "Alunos do Nobre" V.  12-6   A  Pav. Ant. Nobre 22 Março 11

AS, HV(1), TZ, PV(1), NM(4), NP(4), MM(1), auto(1)

Entramos a dormir, principlamente na transicção para o ataque, ao permitir diversas intercepções, que derivaram em contra-ataques muito rápidos e bem conseguidos, resultado, de repente estavamos já a perder por 0-4, mas não perdemos a cabeça, e com alguma calma, fomos conseguindo a enorme "remontada", com destaque para os dois goleadores Nunos, com 4 cada um, acabamos por alcançar uma vantagem grande, face também ao desgaste fisico dos adversários e também não terem um GR de raiz - bom jogo!

 

38-  "Transmontanos" V.  13-2   A  Pav. Ant. Nobre 15 Março 11

AS, HV(2), ZM, TZ(4), PV(2), NM(1), NP(1), MM(3)

Foi um jogo até equilibrado nos minutos iniciais, depois a máquina começou a carburar e conseguimos um resultado avantajado, desta vez com destaque para a veia goleadora dos mais velhos - Bom Jogo! 

 

37-  Enois05 V.  8-5   A  Pav. Ant. Nobre 11 Março 11

AS, HV, ZM, TZ, PV(2), NM(2), NP(4), MM

Mais um bom jogo com os Enois05, muito equilibrado até com ascendência inicial do Enois e nós a ver jogar, mas fomos crescendo e acabamos por fazer uma boa exibição, com o resultado a só ficar determinado quase no final, até lá foi para lá (começaram  por liderar o marcador) e para cá, tivemos mais reacção face ao último jogo.

 

36-  J04 V.  6-2   C. P-G  Pav. Padrão da Légua 9 Março 11

AS, HV, ZM(1), TZ, JN(1), PV(1), NM(1), NP(2)

No 2º jogo da II Challange Porto-Gaia fizemos uma grande exibição em casa dos J04, com todo o plantel presente, excepto o Sebas em recuperação..., apostamos na coesão defensiva, muito concentrada, já com o normal destaque para o "redes" Abel (eleito MVP) com grandes intervenções e sempre muito seguro, permitiu à equipa sair em segurança para o ataque, belas transições e jogadas que acabaram em (6) bonitos golos, com destaque para o à Messi do nosso Zé, passe (bastante) tenso pelo ar do Mota, Zé domina sem deixar cair com um pé e faz um chapeu com o outro - Grande Golo! 

 

35-  Palankas E.  4-4   C. P-G  Pav. Ant. Nobre 1 Março 11

AS, HV(1), TZ, JN, PV(1), NM, NP(2)

No nosso arranque da II Challange Porto-Gaia saiu-nos um jogo muito bem conseguido, defesa coesa e concentrada e saídas rápidas para o contra-ataque e assim fizemos o 1-0, tão importante, mas sofremos forte reacção dos Palankas que chegaram ao 1-3. Mas sempre com cabeça e com a ajuda de um Nuno Mota verdadeiramente endiabrado (MVP do jogo, mesmo sem marcar) conseguimos dar a volta ao resultado, mas acabamos por permitir mesmo no final  o empate a 4-4 através da marcação de um penalty, depois ainda tivemos uma soberana oportunidade na última jogada.... ficou a sensação que poderiamos ter ganho mas também ficou claro que o empate também se terá de aceitar!

 

34-  Alunos Esc. Manel V.  8-5   A  Pav. Ant. Nobre 23 Fevereiro 11

AS, HV, TZ(1), ZM(1), PV(2), NM(1), MM(1), NP(1), Pedro (conv)(1)

Bom jogo treino frente a uma equipa cheia de boas individualidades e agerrida colectivamente, pressão alta, complicou muito a nossa movimentação, não estivemos brilhantes, mas melhoramos algo face ao último jogo. O resultado estve sempre equilibrado e o jogo foi taco-a-taco, a repetir 

 

33-  ENOIS05 D.  5-8   A  Pav. Ant. Nobre 18 Fevereiro 11

Pedro Mota (conv), TZ(1), ZM, PV, NM(4), MM, NP

Jogo marcado em cima da hora,mas parece que nós não fomos em cima da hora, fomos "depois da hora", sem tirar mérito aos Enois que mais uma vez apareceram com um bom futsal, organização e garra, e nós a dormir... 0-2 para começar e depois, sem grande clarividência nem táctica, ainda  fomos recuperando mas estivemos sempre a perder até aos 5-5, aí a condição fisica também não ajudou e não apareceu aquele suplemento necessário, resta "melhores dias virão" e dizer que estes jogos com os Enois são sempre excelentes jogos, até à próxima!

 

32-  FAC  V.  4-2   A  Pav. Ant. Nobre 15 Fevereiro 11

AS, TZ, ZM, PV(3), MM, NP(1)

Mais um Grande Jogo, começamos desde inicio a perder (com um grande golo, sem hipotese para o Abel), sofremos logo a seguir o segundo e depois a coisa complicou, primeiro porque tivemos de abrir e ir atrás do prejuizo e depois, e apesar de estar a jogar bem, não conseguiamos concretizar oportunidades atrás de oportunidades, mérito também para GR contrário (que grande exibição) e também para a concentração defensiva do FAC. Andamos istoquase até ao final, acho que uma equipa "normal" teria desistido com aquele chavão fácil ("não era o nossa noite..."), mas não depois de continuar sempre a tentar, com cabeça e mantendo-a também fria para defender, muito perigoso dada a pressão alta inclusive com o Abel a jogar depois do meio campo, fomos premiados ("tantas vezes o cantero vai a fonte..." essa sim mais do nosso agrado), o tradicional bico do Vieira abriu o marcador para o nosso lado e coisa mudou logo de figura, agigantame-nos e o FAC foi abaixo, daí aos 4-2 foi um passo rápido. Soube mesmo bem em particular por aquele espirito único que nos leva a conseguir estes feitos, frente a uma equipa que se apresentou fortissima, desde o GR a outras individualidades na frente, com táctica e garra. Nota ainda para o regresso do Helder, que tirando a falta de ar, não acusou a paragem...

 

31-  Rachão FC  V.  7-5   A  Espinho 7 Fevereiro 11

AS, TZ, JN, ZM(1), NM (3), PV(1), MM(1), NP(1)

Grande Jogo, na sequência do da 1ª mão, enorme ritmo, ainda por cima, num campo grande, execelente futsal, equilibrio oscilação no resultado sempre com correcção, resultou numa 1º hora bem passada, conseguimos assim uma bonita vitória, muito dificil e também por isso muito saborosa, com belos golos, com destaque para os 3 do Mota, mas sobretudo para mais uma exibição conseguida e fundamentada na estrutura e coesão colectiva - veja também os comentários do adversário

 

30-  Halta Definição  V.  13-1   A  Pav. Ant. Nobre 2 Fevereiro 11

AS(1), TZ(1), JN(2), ZM(1), PV(3), MM(2), NP(3)

Primeiro comentário, é que não se pode confiar em ninguém, estava tudo tão arranjadinho para aparecerem só 5, com a particularidade de somarem certinho 200 anos e apareceram 8, vá lá que o Helder só correu... força Helder cá te esperamos! Quanto ao jogo, o 30º da época, tal a fome de bola, e revolta por outros "futebois", foi imprimido um ritmo elevado de jogo, sempre com muita intensidade, o que nos permitu chegar a um resultado muito desnivelado, com o Abel também a aajudar na nossa baliza e também na contrária (!) -resultado 13-1 frente aos Halta Definição, que procuram sempre discutir o resultado, o que se tornou num bom jogo treino.Nota ainda para o facto de todos os presentes marcaram, inclusive o GR Abel 

 

29-  GDSolnascente  V.  7-5   A  Pav. Ant. Nobre 29 Janeiro 11

AS, TZ, NM(4), PV(2), MM(1)

À moda antiga...foi até à exaustão, o Nuno Mota marcou logo dois golos de baliza aberta, chegamos aos 4-0 e depois foi aguentar, com altos e baixos, permitimos os 4-3, reagimos e controlamos o jogo até final - boa joga em bom ambiente, a repetir (até porque é uma boa hora, sexta às 23h dá uma boa sensação!)

 

28-  Palankas D.  3-5   A  Pav. Ant. Nobre 25 Janeiro 11

AS, JN, TZ, NM, PV(1), NP(2)

Assentando no 6 base da semana anterior, foi até à exaustão..., os Palankas põem um ritmo de jogo louco, sempre a correr, com bola ou sem ela, e nós atrás, e ainda por cima é correr rápido, juntando a isso marcarem primeiro e andar a trás do prejuizo, foi um espetaculo...menos a evolução do resultado até aos 0-5, e até podiamos marcar mais cedo, mas a finalização não estava a sair, a coisa esteve mesmo feia, mas nada que nos deite abaixo... e lá para o final de pois de muito tentar, sempre com alguma cabeça, o nosso esforço foi (parcialmente) premiado com três golos resultantes de mais umas jogadas bem delineadas. Bom Jogo!

 

27-  J04 E.  3-3   A  Pav. Ant. Nobre 18 Janeiro 11

AS, JN(1), TZ(1), NM, PV(1), NP

Grande jogatana, entramos mal, começamos a perder 0-2 e pior não conseguimos controlar o jogo e tivemos inicialmente dificuldades em entrar na muito bem organizada defensiva contrária, mas com perseverança e a garra do costume lá fomos forçando e até atingimos boas fases de jogo, numa noite em que os "Nunos" do ataque estavam menos inspirados, em particular o Povoa ainda com o "jet lag de Lisboa...", ambos fatigados, diga-se que jogo teve muita intensidade´, e desta vez só estavas 6 (para contentamento de alguns, que jogaram até à exuastão, como gostam), foram esses mesmo, os "velhinhos" (quem foi ogajo que fez esta crónica?) a marcar (TZ e JN) em boas jogadas de envolvimento e claro, o incontronavel, Vieira que repôs, mesmo no fim, a igualdade final "à bomba" (leia-se "biqueirada") isto porque o GR também não estava a facilitar mesmo nada (aquela defesa ao remate do Mota foi mesmo impossivel), acrescente-se ainda que ao termos de andar sempre atrás do prejuizo foi mesmo muito intenso, ao termos de subir e pressionar encima, e tivemos também, por isso mesmo, algumas aflições lá trás, muitas resolvidas graças à "maturidade defensiva" e ao Grande GR que também temos!    

 

 

26-  Rachão FC V.  3-2   A  Pav. Ant. Nobre 11 Janeiro 11

Ricardo (conv.), JN, TZ(1), MM, NM(2), PV, SM, NP

A novidade foi desde logo na baliza, com o Abel ausente e o Helde com uma micro ruptura, recorremos a um amigo do João, que esteve a altura dos elevados niveis que estamos habituados...começamos um pouco melhor e adiantamos no marcador enquanto os de Espinho ainda se adaptavam e nos estudavam, mas apartir da aí foi taco-a-taco, muito equilibrado muitas oportunidades para ambos os lados, ambos os redes a brilharem, mas também alguns falhanços..., grandes jogadas, tivemos de nos empenhar a fundo frente a uma equipa, que para além de um excelente colectivo tem individualidades de grande nivel. Num jogo emocionante e sempre correcto, mesmo em grande espirito, desde logo se converteu numa primeira-mão, porque ficou o desejo de outra jogatana, agora em Espinho 

 

 

25-  Halta Definição V.  10-2   A  Myindoor 6 Janeiro 11

AS, HV, ZM, TZ(1), MM(1), NM(2), PV(4), SM(1) auto(1), mister: NP

Agora em relva sintética, e após o risco de muitas ausências, só se confirmou a do cap. João, e desta vez comandados (e muito bem) "por essa jovem promessa dos treinadores" Nuno Póvoa (segundo dizem ainda invicto quando chamado aos comandos do Portus87), enfrentamos novamente os Halta Definição, no espaço de 1 semana. O inicio foi em tudo identico ao anterior, equilibrado e com muitas perdidas nossas (houve quem se queixasse do piso...e de facto o taco é bem melhor!)... mas depois com o decorrer jogo, com os biqueiros do Vieira, 4 a contar! e mais uma excelente exibição do Abel (para memória futura, aquele salvamento encima da linha quando o adversário tinha já a baliza aberta foi d'outro mundo!), voltamos a conseguir distanciar e fazer um jogo seguro, apesar de alguns problemas acrescidos, quer em circulação de bola, quer mesmo defensivos, piso e desconcentração, poderão ser  desculpas de alguns momentos. Enfim, o piso nem os balneários não deixam saudade!

 

24-  Halta Definição V.  6-0   A  Pav. Ant. Nobre 4 Janeiro 11

AS, HV, ZM(1), JN(1), TZ, MM, NM(1), PV(2), SM(1)

Entramos mesmo com o pé direito em 2011, com uma bela exibição e resultado (6-0) perante os HALTA DEFINIÇÃO, num jogo muito animado e correcto. Contando (quase, só faltou o Póvoa adoentado "subtituido" face ao jogo anterior pelo outro Nuno, o Mota) mais uma vez com toda a artilharia, e ainda por cima com muita fome de bola, afinal já não jogavamos desde o ano passado, fizemos uma boa exibição, com alguma alternância, e sentiu-se apenas alguma tremideira na parte da finalização, esteve muito tempo 0-0 e 1-0, mas depois lá mais para o final conseguimo-nos distanciar, mais uma vez baseados numa defesa sólida e num GR em grande momento, daí o 0 contrário, que bem tentou.

 

23-  Horto Magiko FC V.  5-4   A  Pav. Teixeira Lopes 27 Dezembro 10

 

AS, HV, ZM, JN, TZ, MM(1), NP(1), PV, SM(3)

Acabamos 2010 em grande com uma grande joga e uma excelente vitória (5-4) em Gaia, frente ao HORTO MÁGIKO. Uma partida memorável tal o ritmo e dinâmica das duas equipas que fizeram deste um jogo "louco" e muito bem passado. Falhamos muitas oportunidades e acabamos o jogo a bem sofrer! Destaque para o "regresso" às grandes exibições do nosso Sebas (veio de uma longa paragem por le...são), que fez ainda um hat-trick!

 

22-  AFA V.  9-0   A  Pav. Ant. Nobre 21 Dezembro 10

 

AS, HV, ZM(1), JN, MM(3), PV(3), SM(2)

Foi um jogo com muitas prendas de Natal para o PORTUS: 9. Nove a
zero perante a equipa AFA. A todos um BOM NATAL!

 

21-  ACGaia D.  1-5   A  Pav. Villa d'Este 13 Dezembro 10

 

HV, ZM, JN, TZ, NM(1), PV, SM

... e até começamos bem, marcamos primeiro até tivemos oportunidade para alargar (2 bolas nos postes,...), não é que os de Gaia também não tivessem oportunidades, mas na verdade até entramos melhor, mas depois não aguentamos a reacção e o resultado foi-se avolumando, graças ao poderio atacante dos adversários mas também a muitas perdas de oportunidades de golo, algumas mesmo incriveis e não usuais, de nossa parte (com mérito também para os 2 redes contrários...)... de resto, o costume nestes jogos, grande ritmo, excelentes executantes, grande intensidade sem o menor problema, sempre a abrir - até à próxima oportunidade!  

 

20-  Bad Boys V.  2-1   A1  Futsal Arena 4 Dezembro 10

 

AS, HV, ZM, JN, TZ, MM, NM(1), NP(1), PV, SM

Era o último jogo e embora o empate fosse suficiente para garantir a conquista do Torneio, queríamos, claro, acabar só com vitórias. Quem não estava para aí virado eram os BB, que mostraram uma grande competitividade neste torneio, curiosamente perdendo todos os jogos, mas sempre por apenas um golo. Este jogo foi o pior que realizamos nesta tarde, com fraca capacidade de circulação de bola, também porque os BB defendiam bem, recolhidos no seu meio-campo. Lá marcamos primeiro, depois sofremos (novamente de canto...) e apenas com uma fortissima pressão no campo todo conseguimos alcançar o golo da vitória num tiraço ao ângulo do sempre decisivo Nuno Mota. Estava alcançado o triunfo no Torneio Abertura/Natal da Liga A1, que muito nos orgulha até porque esta é a primeira prova que disputamos na presente temporada. Depois, foi a tainada/3ª parte do costume entre este pessoal que "vive" destas coisas: bola e convívio (de preferência com umas canecas e uns comes pelo meio). Vale a pena lembrar que o Torneio de Natal por nós organizado (e de que este Torneio Abertura/Natal é uma nova fórmula) se vem realizando todos os anos desde 2003. São já 7 anos, não foi ontem que começou - sendo que 3 destas equipas fazem o pleno de participações (Piões, FLX, Portus) e a Juventude só não esteve na primeira edição. Impressionante!

 

19-  FLX V.  3-1   A1  Futsal Arena 4 Dezembro 10

 

AS, HV, ZM, JN, TZ(1), MM(1), NM(1), PV, NP, SM

Avisados pela excelente vitória do FLX sobre a Juventude (4-1), voltamos a entrar com toda a concentração, embora jogando menos bem do que na partida anterior. Mesmo assim repetimos a vantagem de 2-0 e tudo parecia correr bem. No entanto, o FLX, que mostrou neste torneio estar num bom momento de forma, com consistência defensiva e belos contra-ataques, nao esteve pelos ajustes, reduziu para 1-2 e deu sempre a sensação de poder provocar mais estragos. Falta dizer que foi mesmo um grande golo do Striker, daqueles que parece pouco adequado ao nosso nível amador. Perante este cenário, reagimos ao golo sofrido com muita atenção e cautelas, sempre procurando o equilíbrio entre defender a vantagem e chegar ao 3-1 da tranquilidade. E foi isso que acabou por acontecer quando o adversário jogava já com gr avançado, numa bela execução de um longo chapéu pelo Tozé.

A propósito deste jogo, vale a pena reproduzir aqui a crónica do Nuno (FLX), que muito nos orgulha ler:

"
Quem não quer ganhar ao Portus? Acho que só o próprio Portus. Mas é dificil. Começámos muito bem, fechando bem os caminhos para a baliza e batendo-nos frente a frente contra a nossa equipa-referência, aqueles com os quais queremos ser parecidos quando formos grandes. O Pina esteve quase a inaugurar o marcador, num lance típico de "defesa à Portus": o Abel está batido, bola para a gaveta, mas o João a cortar mesmo em cima da linha. Isto não se faz! :evil: Depois, outro lance à Portus: canto a nosso favor, recuperação de bola, contra-ataque, golo... :doh: Aquilo para o qual já estávamos mais que alertados voltou a acontecer... O 2-0 surge em mais um ataque bem construído, com um remate na cabeça da área a encontrar as mãos do Prendi, mas com força suficiente para ainda bater na barra e entrar. O Portus estava nas suas sete quintas, naquele jogo de esperar pelo adversário, mas o FLX fê-los tremer. O perigo rondava a baliza azul, com um remate meu e outro do Luis a serem desviados pelo Abel com o pé e mais uma boa defesa a remate do Pina. Dessa defesa que deu canto, o Pina cobrou para aqui o je marcar de calcanhar, estilo Falcão ao Benfica (custou escrever esta), o 2-1. Apertámos o cerco à baliza do Portus, fizémos 5 para 4 com o Prendi ainda a fazer um remate frontal para mais uma grande defesa do Abel, mas mesmo no finzinho uma perda de bola minha deu ao Portus o 3-1 num "chapéu" de antes do meio-campo. Agora, restava-nos lutar pelo 3º lugar.

"

 

18-  Piões de Talaíde V.  5-2   A1  Futsal Arena 4 Dezembro 10

 

AS, HV(1), ZM, JN, TZ, MM, NM(1), NP(1), PV(2), SM

Com o plantel todo presente para o "torneio de abertura da A1" vulgo "Torneio de Natal", dando continuidade às duas vitórias lacançadas contra as equipas do Porto...sabíamos que este poderia muito bem ser o jogo de todas as decisões relativamente ao primeiro lugar. Por isso mesmo, entramos muito fortes e concentrados e valeu a pena. Dois golos de rajada do homem do costume nestes arranques inspirados: Pedro Vieira, e as coisas ficaram bem mais simplificadas. Ainda apareceu um terceiro golo bastante cedo e portanto pudemos depois gerir a vantagem com tranquilidade, pese a boa reacção dos Piões, que chegaram ao 4-2. No entanto, o 5-2 acabou por matar o jogo e deixar-nos em óptima posição para garantir a vitória final no Torneio Abertura.

 

17-  FAC V.  6-0   A  Pav. António Nobre 1 Dezembro 10

 

AS, HV(2), ZM, JN, TZ, NM(2), NP(1), PV(1), SM

Com surpresa do regresso, muito aguardado, do Sebas, com quase todos em campo (faltou apenas o manel) fizemos um grande jogo, a todos os niveis, desde a defesa, com destaque para a enorme exibição do Abel (2º jogo seguido sem sofrer golos), até ao ataque com uma excelente circulação de bola e golos de belo efeito, passando por uma boa transposição, dadas as variadas soluções disponiveis 

 

16-  AC Gaia V.  2-0   A  Pav. António Nobre 23 Novembro 10

 

AS, HV, JN, TZ, MM, NM, NP(1), PV(1)

Frente a um AC Gaia com caras novas mas igual qualidade, demonstramos consistência, calma e clarividência necessárias para vencer, num jogo que acabou num resultado muito curto 2-0, nada habitual num amigavel, e que até não foi tão "fechado" como parece, mas a verdade é que, desta vez, as defesas, com muito destaque para ambos os GR, estiveram quase sempre por cima dos atacantes (às vezes com a ajuda também dos postes). Destaque ainda para o apoio ao Mister do "adjunto" Zé muito interventivo e valioso na vitória e exibição 

 

15-  J04 V.  6-4   A Pav. Padrão da Légua 17 Novembro 10

 

HV, ZM, JN(1), TZ(1), MM(1), NM(1), PV(2)

Há coisas incríveis, faz mais ou menos um ano, no precisamente 15º da época passada levamos uma derrota copiosa destes mesmos J04 (isto constamos agora), mas voltando atrás entramos no terreno de jogo com o Helder na baliza e mais 4 com uma média de 41 anos, os "reumáticos" aguentaram-se... depois chegaram os dois "putos", que lá jeito deram, regresso do Mota e o Vieira continua a incrivel série de marcar dos 15 jogos, continua assim, ou então, passa a bola! Conseguimos uma vantagem por 4-1, num bom período de jogo, com destaque para ("o golo trimestral") do Tó Zé, "à Mota" como alguém disse, o que só é lisonjeiro para os dois!, mas depois permitimos, naturalmente com mérito para os "jotas" que chegaram ao empate, e nós trememos, podíamos perfeitamente ter perdido o controlo do jogo e do resultado aí...mas, e felizmente tem havido muitas vezes este mas, falou mais alto a experiência, e o Maganete puxou pelos galões, e fez também um grande golo, e mesmo no final do "prolongamento", é claro que o Vieira tinha que brilhar e marcar o segundo... Em resumo, grande joga em que ficou bem patente a incrível "miscigeração", que resultado num incrível futsal e só possível num espírito como o do nosso Portus87!  

 

 

 

14-  Gaiathynaicos V.  3-1   A1 Pav. Ant. Nobre 9 Novembro 10

 

AS, ZM, HV(2), TZ, NP, MM, PV(1)

Foi de facto grande joga, muito equilibrado e também muito táctico... os "Gregos" já nos conhecem bem, tem cultura de futsal, bom espirito de grupo/união e levam a coisa a sério, resultado jogo taco-a-taco, ao cêntimetro, calculista, evitando sempre o erro, em particular o principal, o de deixar que a outra equipa se adiante no marcador, isso costuma ser determinante... Assim, um zero a zero muito persistente, graças às dois grandes guarda-redes, mais duas excelentes exibições e também aos postes... finalmente chegamos ao 1-0 pelo Helder, resultado ao intervalo. Logo no inicio da 2ª parte, permitimos o empate e foi bola cá bola lá, e depois de muita paciência e também cuidado, lá conseguimos alcançar o 2-1, pelo Vieira e a tranquilidade (3-1), já mesmo no fim, num bonito "chapéu" do Helder, destaque individual então para mais este goleador já leva 3 jogos seguidos a "molhar a sopa" e neste foi decisivo!, sendo o destaque final, e como sempre, para o colectivo e espirito único do Portus  (já agora que já estamos a tentar transmitir aos mais novos Mini Portus). 

 

13-  So Simple V.  11-3   A Pav. Ant. Nobre 2 Novembro 10

 

AS, ZM(2), HV(1), TZ, NP(5), MM, PV(3)

Num primeiro jogo com esta equipa, desde logo foi notório o seu poderio ofensivo e capacidade individual... assim o melhor antidoto foi organizar bem o controlo do nosso meio campo, manter a "cabeça fria", e logo partir para contra-ataques rápidos, com destaque para o "pé quente" do Povoa, com mais 5!, no outro extremo tivemos já a habitual exibição do Abel, defendo mesmo quase tudo, pelo meio tivemos sempre uma equipa unida,solidária, com garra... ou seja nada de novo!

 

12-  Juventude Unida V.  7-1   A1 Pav. Cohemato 27 Outubro 10

 

AS, HV(1), TZ, NP(2), NM(1), PV(3)

Com muitas ausências, e de peso (não, não é piada!), entramos no primeiro jogo "oficial" da época, com o "nervosismo" próprio da ocasião (está já é mesmo piada!), mas na verdade a "coisa" estava bastante encravada, o último passe não saía e a Juve defendia bem, logo o zero teimava em não se alterar... e teve que ser à "biqueira" com o especialista dos bicos a inaugurar o marcador... e chegamos ao intervalo com 2-0 - a conversa no intervalo foi muito importante, e entramos a todo o gás... chegamos logo, através de boas triangulações, ao 5-0  (com o Helder a estriar-se!) e depois voltamos a baixar o ritmo... sentimos a falta dos ausentes... mas também foi bom voltar aos tempos dos 6 elementos... foi jogar até fartar... ah é verdade excelente "moderação" do jogo dos...naikos!

 

11- Portvscale E.  2-2   Pav. Brás-Oleiros 25 Outubro 10

 

AS, HV, JN(1), TZ, ZM, MM, NP, NM, PV(1)

Parecia mesmo uma final de qualquer coisa... só quem jogou percebe isto, de facto aparentemente não havia nada em disputa mas a verdade é que o empenho de todos levou o jogo a niveis incriveis, excelente futsal, individual e colectivo do Portvscale, levou-nos a ter de mostrar o nosso valor também. Depois de um longuissimo 0-0, com o jogo taco-a-taco, nas duas balizas, já agora aproveito para dizer que os 3 GRs estiveram a grande nivel, mas a verdade é que o nosso Abel fez lá umas quantas defesas de outro mundo, conseguidos então após muitas tentivas, adiantarmo-nos no marcador pelo Vieira, e depois sofremos a natural pressão adversária, mas com muita solidez fomos aguentando, mas acabamos por sofre o empate numa boa jogada contrária. Depois a apreceu o cap. joão, fadado para este tipo de jogos e fez o 2-1, o que nos fez ter de aguentar uma vez mais com a pressão adversária, inclusive com o GR adversário (uma das poucas equipas que encontramos a faze-lo bem!) e na última jogada do encontro consentimos o 2-2, talvez justo num jogo intenso e longo, retém-se a capacidade das equipas a jogarem com todo o empenho, como se fosse a final de um campeonato, e sempre com correcção - Grande Jogo!  

 

 

10- AC Gaia V.  5-4   Pav. Ant. Nobre 19 Outubro 10

 

HV, JN, TZ, ZM, MM, NP(2), NM(1), PV(2)

De regresso a "casa" e na tentativa de alcançar a décima vitória em dez jogos e a vitória número 400 desde set.01 (altura em que passamos a ter os dados estatísticos organizados), e logo frente à fortissima equipa do AC Gaia. Estavam os ingredientes reunidos para um grande jogo, e foi  assim mesmo perante uma excelente equipa viu-se futsal de óptimo nível, grandes individualidades, sempre a abrir... Um jogo sempre a grande ritmo, para lá e para cá, entramos melhor, com muita eficácia chegamos aos 2-0 e depois sofremos a reacção adversário que virou o resultado para 2-3, mas voltamos a ser capazes de reagir e, numa fase muito boa, alcançamos uma vantagem importante (5-3), para aguentar até final, com a vitória por 5-4. Grande jogatana!

 

9-   V.I.M.   V.  10-4   Guimarães 15 Outubro 10

 

AS(2), HV, JN(1), TZ, ZM, MM, NP(2), NM(2), PV(3)

Num terreno fantástico, num sintético ao ar livre já com alguma humidade apesar do bom tempo de dimensões um pouco maiores, sentimos muitas dificulades para impor o nosso futebol, fruto do cansaço, do prematuro inicio das comemorações (cervejinha + batatas nas ruas de Guimarães antes do jogo) e em especial também a qualidade e adaptação da equipa adversária, a verdade é que este jogo começou muito dificil para nós, mas no final com a tradicional consistência e garra, lá conseguimos levar de vencido com destaque para o GR goleador, com dois magnificos golos à conta do Abel...e seguiu-se a festa, mas isso não é deste capitulo, fica só o registo que foi ao nivel da nossa grande equipa!   

 

8- OS VIMARANOS    V.  14-1   Guimarães 15 Outubro 10

 

AS, HV, JN(1), TZ(1), ZM(1), MM, NP(5), NM(2), PV(4)

Em dia de aniversário não podiamos facilitar, e apesar de chegamos tarde claro, para aproveitar e por consideração, começamos logo a jogar mesmo sem aquecer. Ainda assim entramos com todo o gás e conseguimos um resultado desnivelado, partindo como sempre de coesão defensiva e da boa circulação de bola, permitindo que quase todos "molhassem a sopa" (e ainda com direito a ir ao comando do marcador electrónico...).

 

7- FAC V.  9-3   Pav. A. Nobre 12 Outubro 10

 

HV, JN(3), TZ(1), ZM, MM, NP(1), NM(3), PV(1)

Muito bom jogo amigável disputado esta terça feira (12/10) no António Nobre, entre Portus87 e FAC. Estas duas equipas têm jogado regularmente nos últimos meses e há que dizer que têm sido excelentes partidas, bem disputadas, com empenho e correcção. Desta vez, fizemos um grande jogo, começando com uma concentração enorme, a pressionar bem, a sair a jogar com rápidas trocas de bola, concluídas com remates eficientes, que nos permitiram chegar rapidamente ao 4-0. A partir daí, gerimos (mais ou menos bem...) o resultado, com bons contra-ataques, mas sofrendo também boas jogadas do FAC, que são uma bela equipa, servida por boas individualidades. No fim o resultado foi de 9-3, destacando-se os hat-tricks do capitão João e do Nuno Mota...

 

6- RD Congo V.  5-1   Pav. A. Nobre 8 Outubro 10

 

AS, JN, HV, TZ, ZM(1), MM, NP(3), NM, PV(1)

Mais uma bela partida entre duas equipas velhas conhecidas, a marcar o regresso do cap., que sempre disputam excelentes jogos, com equilíbrio e correcção. E este jogo não fugiu à regra: boas jogadas de parte a parte, forte cariz táctico durante os primeiros 20 minutos, com o 0-0 a manter-se durante bastante tempo. Enfim, algo de normal entre duas equipas que se conhecem muito bem. Depois marcamos primeiro e como é nosso timbre, soubemos gerir muito bem a vantagem, apesar do Congo nunca se desunir. Destaque para o hat-trick do nosso Nuno Póvoa, que está a ter um início de temporada fortíssimo na concretização.

 

5- Celta de Gaia V.  9-3   Pav. A. Nobre 4 Outubro 10

 

AS, HV, TZ(1), ZM, MM(2), NP(2), NM(2), PV(2)

 

Já na sequência dos jogos anteriores, o Portus entrou muito concentrado, baseado numa defesa segura e um contra-ataque acutilante, conseguimos adiantar no marcador, e mais, ganhar uma vantagem que nos permitiu gerir o jogo, e mantendo-nos acordados, utilizar bem o contra-ataque, o que foi desequilibrando o resultado, terminando num 9-3.

 

 

4- S. Caetano V.  12-2   Pav. A. Nobre 28 Setembro 10

 

AS, TZ(1), ZM(1), MM(1), NP(3), NM(4), PV(2),

Parece que foi só mudar a data e o nome da equipa, incrivel, nova vitória por 12-2, que são números muito exagerados para o que se passou no campo, o S. Caetano por não ter GR de raiz, e logo o nosso Abel mais uma vez a ajudar ainda mais a desequelibrar a balança, em conjunto com a nossa solidez defensiva, que permitiu fazer rápidos contra-ataques e começar a ganhar e ainda por cima logo com algum avanço, resultou neste resultado muito desnivelado, que não reflecte nomeadamente o trabalho que nos deu e a qualidade de jogo do S. Caetano, particularmente no ataque. Destaque para o goleador, Zé de seu nome, que voltou a "molhar a sopa", ainda por cima num rocket na "gaveta" da baliza contrária, e à manutenção da média de 3 por jogo do Póvoa... mas enfim toda a equipa esteve muito bem e até TODOS  MARCARAM! (menos o Abel claro), mantendo a concentração e a "intensidade" durante todo o jogo, o que não é nada fácil para os adversários... numa vitória dedicada ao Helder "de baixa médica neste jogo" mas esteve presente a apoiar! Resta-nos ainda o contentamento de termos aguentado este periodo dificil sem a presença do nosso capitão, esse de baixa mas não médica!

 

3- Transmontanos V.  12-2   Pav. A. Nobre 21 Setembro 10

 

AS, HV, TZ(1), ZM(1), MM(1), NP(3), NM(2), PV(3), auto(1)

 

Tinhamos que demonstar que os excessos de domingo não nos enfraqueciam e dedicar a vitória ao cap. João, e assim foi, muito concentrados, equilibrados na defesa, circulação de bola e boa finalização (destaque para o Zé que continua a marcar, mais um e meio, isto porque o autogolo também foi obra sua!), levaram-nos a este resultado, mas diga-se que não espelha o que se paasou no jogo, em que os transmontanos jogaram sempre taco-a-taco, com boas individualidades, mas o colectivo do Portus conseguiu muitas vezes parar e ultrapassar - bom jogo! 

 

2- Gaiathynaikos  V.  6-3   Pav. A. Nobre 14 Setembro 10

 

AS, HV, TZ, ZM(1), MM, NP(2), NM, PV(3)

 

0-2, 3-2, 3-3, 6-3.

 

Começamos mal, estivemos a perder por 0-2 e ainda por cima sem conseguir criar grandes oportunidades durante uma parte (demasiado) significativa do jogo, depois a coisa engrenou, começamos a conseguir circular bem a bola, em algumas fases chegamos a fazer excelentes jogadas e acabamos por conseguir uma bela vitória por 6-3 num jogo muito táctico, os de Gaia conseguiram a vantagem (que queriam…) logo no inicio e fizeram um jogo muito concentrado e pensado, o que nos dificultou muito (já nos conhecem bem e pensam o futebol…)… é sempre de salientar um golo do Zé, que permitiu começar a “remontada”, depois as nossas gazelas (Povoa e Vieira), devidamente assistidas, concretizaram os restantes, sendo que o Vieira fez questão de demonstrar o seu valor em campo, depois de vários rumores…

 

 

 

 

1-  Independentes  V.  7-4   Ovar  2 Setembro 10

 

AS, HV, TZ, ZM, JN, MM, NP(4), NM(2), PV(1)

 

1-1, 1-1, 2-1, 3-1, 4-1, 4-2, 4-3, 5-3, 5-4, 6-4, 7-4.

 

Belo início de temporada! valeu bem a pena este jogo, disputado com intensidade e correcção por toda a gente envolvida. Não se podia pedir melhor regresso à actividade para o Portus87, com grande jogo e excelente vitória (7-4), frente ao INDEPENDENTES, que mostraram ter uma óptima equipa cheia de jovens talentosos. Mesmo com as pernas ainda a pesarem um pouco, fizemos um bom jogo, descontando alguns erros defensivos, construindo belos lances de ataque e contra-ataque. A nossa maior rotina e organização de jogo fez também a diferença mas o resultado esteve sempre equilibrado, mesmo tendo sempre liderado o marcador: 1-1, 1-1, 2-1, 3-1, 4-1, 4-2, 4-3, 5-3, 5-4, 6-4, 7-4. Nunca desistindo, os Independentes chegaram ao 4-5 quase sobre a hora, mas valeu-nos a inspiração goleadora do Nuno Póvoa, que marcou os 3 últimos golos da equipa, terminando com 4 golos à sua conta!. Destaque ainda para mais uma grande exibição do nosso GR Abel, que começa a época em grande, mas como eu costumo dizer: é bom, mas é nosso. Ou seja, é mais um elemento - parte da equipa (como todos nós) e realmente quem quer bons guarda-redes...arranja-os!... e também para o auspicioso arranque do Manel… em assistências (grande jogo)… ah! É verdade e já agora, para a jogada e golo do outro mundo do Mota… bem, na realidade, nada de NOVO! Venha mais uma excelente época que arrancou tão bem ainda por cima com TODOS (incluindo o Sebas, para já só nos comes, de saladas, e bébes)  juntos! Até porque se celebrava ainda a despedida de solteiro do "cap." João! No próximo mês a braçadeira é do Zé Manel...