TORNEIO DE NATAL- A1

          

                                                                                (4/12/10)

 


 

1024x1024-1479571.jpg

Primeira nota, plantel todo junto (com o regresso do Sebas!) e apresença de um representante do MiniPortus, Bruno Silva, de seu nome...já em formação muito avançada 

 

Conquista do Torneio de abertura da Liga A1, somando mais três vitórias, no torneio de Natal, sobre Piões de Talaíde (5-2), FLX(3-1),  e Bad Boys (2-1), às duas já alcançadas com as equipas do Porto (Juventude Unida (7-1), Gaiathynaikos(3-1)). Num excelente dia, que começou, cedo, com o treino dos Mini-Portus, seguido de almoço de Natal da Familia Portus, Torneio de Natal e depois a já tradicional 3ª parte na tasca do amigo do Helder. De realçar que este evento, organizado pelo Portus, vai já no 7º ano consecutivo - é obra!

 

 

 

1024x1024-1479593.jpg

Aqui está ele... bem regressado! (e mantém o estilo e o espirito)

 

1024x1024-1479600.jpg

Afinal, confirma-se mesmo! Temos de facto um fantasma na baliza, grande Abel não passa NADA!

 

 

1024x1024-1479590.jpg

Talvez o segredo mais bem guardado desta equpa, a palestra incial e o grito "um por todos e todos pelo Portus" (esta parte nem tanto, já que é bem audivel por esses pavilhões fora...)

 

 

1024x1024-1479591.jpg

Não sei quem foi o artista?... mas esta foto está um espetaculo!

 

 

1024x1024-1479594.jpg

"Abel, já sabes ou defendes (mesmo) tudo, ou a porta é ali mesmo" - Zé

 

1024x1024-1479596.jpg

Imagem de um dos periodos de aquecimento... aqui está o 4 escolhido pelo Mister para um dos jogos, que efectivamente correram muito bem:

 

 

1- Portus87- 5 : Piões de Talaíde-2   

AS, HV(1), ZM, JN, TZ, MM, NM(1), NP(1), PV(2), SM

Com o plantel todo presente para o "torneio de abertura da A1" vulgo "Torneio de Natal", dando continuidade às duas vitórias lacançadas contra as equipas do Porto...sabíamos que este poderia muito bem ser o jogo de todas as decisões relativamente ao primeiro lugar. Por isso mesmo, entramos muito fortes e concentrados e valeu a pena. Dois golos de rajada do homem do costume nestes arranques inspirados: Pedro Vieira, e as coisas ficaram bem mais simplificadas. Ainda apareceu um terceiro golo bastante cedo e portanto pudemos depois gerir a vantagem com tranquilidade, pese a boa reacção dos Piões, que chegaram ao 4-2. No entanto, o 5-2 acabou por matar o jogo e deixar-nos em óptima posição para garantir a vitória final no Torneio Abertura.

 

2- Portus87- 3 : FLX- 1

AS, HV, ZM, JN, TZ(1), MM(1), NM(1), PV, NP, SM

Avisados pela excelente vitória do FLX sobre a Juventude (4-1), voltamos a entrar com toda a concentração, embora jogando menos bem do que na partida anterior. Mesmo assim repetimos a vantagem de 2-0 e tudo parecia correr bem. No entanto, o FLX, que mostrou neste torneio estar num bom momento de forma, com consistência defensiva e belos contra-ataques, nao esteve pelos ajustes, reduziu para 1-2 e deu sempre a sensação de poder provocar mais estragos. Falta dizer que foi mesmo um grande golo do Striker, daqueles que parece pouco adequado ao nosso nível amador. Perante este cenário, reagimos ao golo sofrido com muita atenção e cautelas, sempre procurando o equilíbrio entre defender a vantagem e chegar ao 3-1 da tranquilidade. E foi isso que acabou por acontecer quando o adversário jogava já com gr avançado, numa bela execução de um longo chapéu pelo Tozé.

A propósito deste jogo, vale a pena reproduzir aqui a crónica do Nuno (FLX), que muito nos orgulha ler:

"Quem não quer ganhar ao Portus? Acho que só o próprio Portus. Mas é dificil. Começámos muito bem, fechando bem os caminhos para a baliza e batendo-nos frente a frente contra a nossa equipa-referência, aqueles com os quais queremos ser parecidos quando formos grandes. O Pina esteve quase a inaugurar o marcador, num lance típico de "defesa à Portus": o Abel está batido, bola para a gaveta, mas o João a cortar mesmo em cima da linha. Isto não se faz! Depois, outro lance à Portus: canto a nosso favor, recuperação de bola, contra-ataque, golo... Aquilo para o qual já estávamos mais que alertados voltou a acontecer... O 2-0 surge em mais um ataque bem construído, com um remate na cabeça da área a encontrar as mãos do Prendi, mas com força suficiente para ainda bater na barra e entrar. O Portus estava nas suas sete quintas, naquele jogo de esperar pelo adversário, mas o FLX fê-los tremer. O perigo rondava a baliza azul, com um remate meu e outro do Luis a serem desviados pelo Abel com o pé e mais uma boa defesa a remate do Pina. Dessa defesa que deu canto, o Pina cobrou para aqui o je marcar de calcanhar, estilo Falcão ao Benfica (custou escrever esta), o 2-1. Apertámos o cerco à baliza do Portus, fizémos 5 para 4 com o Prendi ainda a fazer um remate frontal para mais uma grande defesa do Abel, mas mesmo no finzinho uma perda de bola minha deu ao Portus o 3-1 num "chapéu" de antes do meio-campo. Agora, restava-nos lutar pelo 3º lugar.

"

 

3- Portus87- 2 : Bad Boys- 1 

AS, HV, ZM, JN, TZ, MM, NM(1), NP(1), PV, SM

Era o último jogo e embora o empate fosse suficiente para garantir a conquista do Torneio, queríamos, claro, acabar só com vitórias. Quem não estava para aí virado eram os BB, que mostraram uma grande competitividade neste torneio, curiosamente perdendo todos os jogos, mas sempre por apenas um golo. Este jogo foi o pior que realizamos nesta tarde, com fraca capacidade de circulação de bola, também porque os BB defendiam bem, recolhidos no seu meio-campo. Lá marcamos primeiro, depois sofremos (novamente de canto...) e apenas com uma fortissima pressão no campo todo conseguimos alcançar o golo da vitória num tiraço ao ângulo do sempre decisivo Nuno Mota. Estava alcançado o triunfo no Torneio Abertura/Natal da Liga A1, que muito nos orgulha até porque esta é a primeira prova que disputamos na presente temporada. Depois, foi a tainada/3ª parte do costume entre este pessoal que "vive" destas coisas: bola e convívio (de preferência com umas canecas e uns comes pelo meio). Vale a pena lembrar que o Torneio de Natal por nós organizado (e de que este Torneio Abertura/Natal é uma nova fórmula) se vem realizando todos os anos desde 2003. São já 7 anos, não foi ontem que começou - sendo que 3 destas equipas fazem o pleno de participações (Piões, FLX, Portus) e a Juventude só não esteve na primeira edição. Impressionante!

 

 

 

1024x1024-1479598.jpg

... e claro, os comes e copos finais (sempre com grande disposição, como é bem visivel)